A endodontia é uma especialidade que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas que acometem a polpa dental (parte interna dos dentes), principalmente as cáries que, em quadros mais avançados, podem provocar inflamações irreversíveis levando à necrose e dor.
Em quadros avançados, onde há a presença destas bactérias profundas, o especialista em endodontia precisa agir de forma rápida para evitar os sintomas e, consequentemente, o comprometimento do dente.
A OdontoMaster Digital, conta com profissionais especializados em endodontia, promovendo um atendimento de qualidade e um tratamento assertivo para problemas que atingem os dentes e o canal dentário.
A polpa dentária é um tecido que vai até a raiz do dente, na qual é composta por vasos sanguíneos, nervos e células.
À medida em que o paciente envelhece os dentes e, consequentemente a polpa dentária, sofrem muitas agressões físicas (alimentos duros, variações de temperatura), químicas (substâncias presentes em alimentos processados) e bacterianas, levando a um desgaste dos tecidos protetores dos dentes (esmalte e dentina), deixando a polpa mais susceptível às inflamações e necroses.
Hábitos deletérios relacionados ao estilo de vida do indivíduo, como o bruxismo por exemplo, também causam danos severos e podem levar à necessidade de tratamento endodôntico (de canal).
Existem uma série de hábitos nocivos à saúde bucal do paciente que prejudicam a polpa dentária e, consequentemente o canal, sendo necessário o acompanhamento de um especialista em endodontia para o tratamento. Dentre os principais fatores prejudiciais à saúde bucal, estão:
O conjunto dessas ações aumentam a predisposição para condições endodônticas, sendo necessário, em casos mais avançados, a extração de um ou mais dentes por conta do comprometimento do canal e raízes.
De modo geral, o tratamento é indicado em situações quando a polpa vital se apresenta inflamada, com dor espontânea (pulpite) em decorrência da exposição da dentina por cárie profunda, fratura da coroa, retração gengival.
Há também quadros em que a polpa perde a vitalidade (polpa necrosada) e compromete a estrutura que envolve a raiz, provocando infecção do osso e dos tecidos ao seu redor, de modo assintomático (granulomas e cistos) ou com dor (abscesso).
As cáries são consideradas uma doença provocada por bactérias que atingem a parte externa dos dentes e os corroem até chegarem à parte interna, que envolve a polpa dentária e mais profundamente, o canal.
Este tipo de problema ocorre em função de uma série de hábitos, mas está atrelado a dificuldades de higiene bucal, alimentação com excesso de açúcar e falta de visitas ao dentista para um acompanhamento odontológico.
Embora o paciente não note, à médio e longo prazo, essa condição pode provocar impactos severos ao dente, principalmente na região das raízes dentárias e no canal, exigindo um tratamento mais complexo.
O tratamento de canal é feito quando a polpa do dente é comprometida e não consegue se recuperar naturalmente. Este tipo de situação pode causar necrose por conta da presença de cáries ou até mesmo fraturar o dente. Se o paciente encarar o problema como um simples incomodo, pode haver uma infecção, desenvolvendo pus na região do osso da mandíbula e no dente.
O tratamento de canal tem o objetivo de restaurar e eliminar o abcesso que provocou a infecção. Com o objetivo de determinar qual abordagem é a mais adequada, o especialista em endodontia pode solicitar exames de imagem para avaliar a condição do dente e se há o comprometimento da região interna.
O número de consultas é determinado pelo especialista em endodontia e em alguns casos, é possível sanar o problema em apenas uma sessão. No entanto, na maioria das vezes são necessárias três visitas ao consultório para a recuperação plena.
Vale destacar que as visitas periódicas são de suma importância para que o dentista possa monitorar a progressão do quadro e prevenir outros problemas, como a gengivite.
Apesar de muitas pessoas associarem o tratamento de canal com a dor, ao longo do tratamento este incômodo hoje em dia não é mais tão comum, desde que o paciente procure o especialista em tempo hábil para uma intervenção mais precoce.
Durante a recuperação, o paciente pode sentir incômodos que são aliviados com a prescrição de medicamentos para este fim. Dependendo do quadro, o alívio pode ser instantâneo, devido a retirada do nervo do dente.
Em alguns casos, pode haver uma reinfecção do canal, havendo a necessidade do retratamento. A intervenção do endodontista é necessária para evitar a perda do dente e sua extração precoce, evitando que o paciente tenha que passar pelo tratamento com implantes dentários, uma abordagem mais longa e custosa à pessoa.
É fundamental que o paciente acate as orientações feitas pelo especialista em endodontia para evitar complicações nos dentes tratados. Por isso, é indicado que a pessoa evite comer alimentos duros durante o tratamento, visto que esses alimentos podem levar à fratura dentária.
O paciente também deve evitar esforços e permanecer em repouso. Além disso, escovar os dentes diariamente, após as refeições, é fundamental para uma recuperação segura e evitar que outros dentes sejam atingidos por bactérias.
Problemas no canal dentário podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis. Além de escovar bem os dentes após cada refeição, é importante ter uma alimentação balanceada e sem excesso de açúcares. Visitar o dentista regularmente também é muito importante para um check-up preventivo, que auxilia no diagnóstico precoce de cáries, evitam o comprometimento das funções dentárias e mantém o indivíduo longe de problemas.
Av. Chagas Rodrigues, 702 - Centro - Parnaíba - PI