Ortodontista é um profissional responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de uma série de problemas que interferem no posicionamento dos dentes e arcadas dentárias.
Com o auxílio de aparelhos ortodônticos convencionais ou alinhadores invisíveis, o ortodontista consegue corrigir condições que interferem não só na estética, mas também na funcionalidade dentária, que podem se desenvolver e interferir diretamente na qualidade de vida da pessoa.
Além dos aparelhos ortodônticos e alinhadores, o dentista especializado em ortodontia também conta com ferramentas que auxiliam no planejamento personalizado do tratamento ortodôntico, como exames de imagem e outras abordagens que tornem toda a experiência mais agradável e assertiva.
Como mencionado, o ortodontista trabalha com aparelhos ortodônticos e alinhadores invisíveis, que auxiliam no tratamento de uma série de condições que prejudicam a estética e funcionalidade bucal dos pacientes.
Os aparelhos ortodônticos são compostos por fios metálicos, bráquetes e bandas e, à medida em que os ajustes ocorrem, esta estrutura aplica uma tensão sobre os dentes, alinhando o sorriso gradualmente ao longo de todo o tratamento.
Por sua vez, os alinhadores transparentes são pequenas placas feitas de um material termoplástico, que são confeccionadas de forma totalmente digital e permitem um tratamento mais confortável e assertivo.
Mesmo que exista a abordagem convencional e a com os aparelhos transparentes, o ortodontista apresenta estas duas formas ao paciente, apontando os prós e contras de cada tratamento.
Existem uma série de problemas ortodônticos que podem ser tratados pelo ortodontista, estes que interferem na estética e funcionalidade do sorriso dos pacientes.
A partir do diagnóstico, feito com exames de imagem e uma avaliação clínica, os ortodontistas da OdontoMaster Digital conseguem determinar qual problema que o paciente tem e determinar a melhor abordagem.
Dentre os principais problemas ortodônticos, estão:
Alterações na mordida são caracterizadas pela presença de assimetrias entre as arcadas dentárias, dentre os principais problemas, estão:
Essas condições interferem na mastigação e favorecem o desenvolvimento de problemas secundários, como a disfunção temporomandibular e o bruxismo, além de provocarem, também, alterações estéticas na face.
Através do tratamento com o ortodontista, é possível sanar esses problemas e restabelecer o posicionamento dentário, assim como das arcadas, evitando assim, a progressão das condições secundárias, ou até mesmo, o seu surgimento.
Dentes apinhados surgem a partir da falta de espaço na arcada dentária para os dentes se desenvolverem. Em função disso, as estruturas ficam encavaladas, interferindo na estética do sorriso e predispondo a pessoa a desenvolver cáries, uma vez que a higiene se torna ineficiente devido ao aglomerado.
Em quadros complexos, onde existem muitos dentes encavalados, o tratamento inicial consiste na extração deles e, em seguida, o uso de aparelhos ortodônticos para a correção do problema.
A diastema, apesar de não apresentar problemas funcionais e interferir na qualidade de vida do paciente, prejudica a estética do sorriso, tendo em vista que este problema é caracterizado pelo espaçamento excessivo entre os dentes, principalmente nos da frente.
O tratamento junto de um ortodontista nestes casos, se dá através do uso de aparelhos ou alinhadores, que reaproximam os dentes e restauram a uniformidade do sorriso da pessoa.
Prognatismo envolve uma alteração na arcada dentária, em que a parte inferior é mais proeminente do que a superior, fazendo com que o queixo seja projetado para frente e prejudicando a estética facial da pessoa.
Essa condição é bastante comum e pode, inclusive, alterar até mesmo a forma de a pessoa falar. Por isso, o tratamento ortodôntico é fundamental para corrigir esse problema.
Existem diversos tipos de aparelhos ortodônticos que, apesar de serem diferentes, muitos possuem a mesma finalidade de correção dos problemas que interferem na estética e funcionalidade dos dentes.
Dentre eles, estão:
Os aparelhos autoligados possuem uma estrutura diferente do fixo convencional, visto que estes não fazem o uso de borrachinhas, sendo compostos somente por metal, inclusive os bráquetes, e isso faz com que as trocas sejam apenas dos arcos metálicos que atuam no alinhamento dos dentes.
O aparelho fixo é o mais utilizado no tratamento ortodôntico, sendo composto por bráquetes, fios metálicos e borrachinhas que, em conjunto, aplicam uma tensão sobre os dentes e reposicionam eles.
À medida em que o ortodontista realiza os ajustes nas consultas de manutenção, uma maior pressão é imposta por toda essa estrutura, que alinha os dentes conforme o tempo.
O aparelho de porcelana nada mais é do que um aparelho fixo, mas sem aparentar a coloração metálica característica no convencional. Pessoas que prezam pela discrição, seja no dia a dia ou no âmbito profissional, podem se beneficiar dessa abordagem.
Os aparelhos removíveis são mais indicados para crianças, tendo em vista que eles se encaixam sobre os dentes e o céu da boca, estimulando o desenvolvimento ósseo e dentário, a fim de prevenir consequências graves no futuro.
A prevenção de aparelhos ortodônticos se dá através de visitas periódicas ao ortodontista. Principalmente durante a infância, ter o acompanhamento de um odontopediatra para analisar de perto todo o desenvolvimento ósseo e dentário da criança, permite o diagnóstico precoce, assim como o tratamento nessa primeira etapa da vida.
Na infância, o acompanhamento através da ortodontia preventiva permite um tratamento mais curto e menos invasivo, já que os ossos ainda não estão totalmente formados e a arcada dentária se torna mais maleável quando os aparelhos ortodônticos atuam.
A OdontoMaster Digital possui profissionais experientes, que avaliam cada caso de forma única, para determinar qual é a melhor abordagem ortodôntica na correção do seu sorriso, sendo um tratamento totalmente personalizado.
Av. Chagas Rodrigues, 702 - Centro - Parnaíba - PI