A reabilitação oral envolve diversos tratamentos que atuam na recuperação estética e funcional do sorriso, devolvendo a confiança para sorrir e executar atividades comuns no dia a dia.
Por conta de envolver uma série de abordagens, essa especialidade requer um planejamento totalmente individualizado e pode combinar vários tratamentos em prol da recuperação do sorriso do paciente.
Problemas bucais, assim como qualquer outra condição que interfere no bem-estar, tem impactos significativos na qualidade de vida do paciente, tendo em vista que o sorriso exerce um papel importante na rotina.
Quando o paciente sofre com quaisquer alterações, seja na cor, posicionamento ou até mesmo na ausência dos dentes, isso prejudica a funções de fala, mastigação e até a autoestima.
Especialmente a perda dentária, um problema muito comum entre pessoas jovens e mais velhas, pode causar alterações não só na aparência e funcionalidade do sorriso, mas também na fisionomia.
Por meio das técnicas de reabilitação oral, é possível recuperar o sorriso e a estética nesses aspectos que foram afetados pela perda dentária ou quaisquer alterações que interferem na qualidade de vida.
Embora a reabilitação oral seja mais comum em pessoas com perda dentária, os tratamentos que envolvem essa especialidade também podem ser aplicados com outras finalidades, tais como:
Alterações no posicionamento dentário são caracterizadas por problemas ortodônticos, que interferem na estética e funcionalidade do sorriso. Em quadros mais severos, podem levar ao crescimento desordenado dos ossos da face, provocando alterações no formato do rosto da pessoa.
No que diz respeito ao sorriso, o posicionamento dos dentes também provoca impactos na autoestima, assim como a predisposição para o desenvolvimento de cáries.
Dentes escuros ou amarelados podem ser causados por diversos fatores, desde a ação natural do tempo, que envelhece a arcada dentária, ingestão exagerada de bebidas e alimentos pigmentados, falta de higiene bucal e o tabagismo.
Essas alterações na coloração do esmalte dentário, apesar de serem meramente estéticas, prejudicam a confiança da pessoa sorrir naturalmente em público e, através das técnicas da reabilitação oral, é possível recuperar o tom natural dos dentes.
Como já mencionado, a perda dentária é um dos principais problemas que requerem o tratamento de reabilitação oral, isso se dá devido à perda de funções essenciais para a qualidade de vida da pessoa, que foram impactadas por conta dessa condição.
Seja em pacientes com perda dentária completa ou de apenas um elemento na arcada, a reabilitação oral envolve todo um planejamento individualizado para restabelecer a uniformidade do sorriso e devolver o sorriso ao paciente.
A reabilitação oral envolve diversos tratamentos, sejam eles combinados ou feitos de forma isolada, para devolver as funções orais da pessoa, sendo eles:
O tratamento com aparelhos ortodônticos ou alinhadores transparentes é indicado para pessoas que sofrem com alterações no posicionamento dentário, exigindo a correção por meio destas abordagens para restabelecer a estética e funcionalidade do sorriso.
Aparelhos ortodônticos são compostos por fios metálicos, bráquetes e bandas, estruturas que aplicam uma tensão sobre os dentes, corrigindo diversos problemas à medida em que os ajustes são feitos.
Por sua vez, os alinhadores transparentes são uma alternativa mais moderna aos aparelhos convencionais, tendo em vista que eles são pequenas placas feitas de um material termoplástico que se encaixam sobre os dentes, sem necessitar de fios metálicos ou bráquetes.
O clareamento dental é um procedimento que envolve uma técnica onde um gel clareador é aplicado sobre os dentes, gerando uma reação química que quebra as moléculas causadoras da pigmentação escura ou amarelada, devolvendo a cor natural ao sorriso.
Atualmente, existem três técnicas de clareamento dental, sendo elas:
Mesmo que o clareamento tenha a finalidade estética, ele pode ser combinado com outros tratamentos de reabilitação oral, como implantes dentários ou aparelhos ortodônticos convencionais, técnicas que podem causar alterações na coloração dos dentes.
Implantes dentários talvez seja o principal tratamento que faz parte da reabilitação oral, atuando em pessoas que perderam um ou mais dentes através da fixação de um pino de titânio sobre o osso da mandíbula e, posteriormente, de uma prótese ou coroa sobre o material metálico.
Esse tratamento exige um planejamento totalmente individualizado para que o processo proporcione resultados satisfatórios e reabilite as funções orais do paciente que foi afetado pela perda dentária.
As próteses dentárias atuam em conjunto com os implantes, uma vez que elas reproduzem, com exatidão, um ou mais dentes, permitindo que a pessoa tenha um sorriso completo de volta.
Esse tipo de tratamento é indicado para pessoas edêntulos, ou seja, que perderam boa parte ou todos os dentes. Quadros dessa complexidade exigem um tratamento com próteses totais, que atuam em conjunto com os implantes dentários para serem fixadas sobre os pinos.
A profilaxia é uma técnica de limpeza odontológica que é utilizada ao final de uma série de tratamentos odontológicos, inclusive aqueles que fazem parte da reabilitação oral. Neste procedimento totalmente indolor e rápido, o dentista utiliza uma pequena broca para remover todo o tártaro acumulado.
Além da remoção de todo o tártaro, o flúor é aplicado sobre os dentes. Essa substância reforça a proteção contra a placa bacteriana, evitando a reincidência de problemas odontológicos.
Na OdontoMaster Digital, contamos com profissionais experientes e especializados em reabilitação oral para recuperar do seu sorriso através de um tratamento 100% personalizado. Agende já a sua consulta conosco!
Av. Chagas Rodrigues, 702 - Centro - Parnaíba - PI