A cirurgia bucomaxilofacial é a especialidade da odontologia que atua no tratamento de alterações e problemas que acometem a face, maxilar, nariz e pescoço, principalmente na remoção de lesões que podem comprometer a qualidade de vida da pessoa.
Esta especialidade cirúrgica necessita de um planejamento detalhado e para isso, é preciso realizar exames de imagem, com o objetivo de permitir um diagnóstico assertivo para a cirurgia.
Por tratar de quadros mais simples até os mais complexos, a cirurgia bucomaxilofacial pode ser realizada no consultório odontológico, com o paciente sob anestesia local, ou em hospitais, para os quadros mais delicados, pois exigem uma anestesia geral.
Aqui, na Odontomaster Digital, contamos com dentistas experientes na realização deste tipo e de outras abordagens cirúrgicas, para proporcionar conforto e segurança para os pacientes.
A cirurgia bucomaxilofacial é indicada em diversas situações, sendo a mais comum a remoção de dentes inclusos (que não erupcionaram na cavidade oral) e lesões com cistos e abcessos, além de atuarem na remoção de tumores em pele e mucosa.
Também em deformidades faciais, principalmente o prognatismo, uma alteração caracterizada pela projeção excessiva do queixo para frente, interfere diretamente na estética facial da pessoa.
Quando tratado de forma tardia, já na adolescência e vida adulta, o impacto estético só pode ser minimizado através da cirurgia bucomaxilofacial. Em quadros como o retrognatismo mandibular, quando a mandíbula não se desenvolve adequadamente, a intervenção cirúrgica também se faz necessária para restabelecer a harmonia da face e devolver qualidade de vida para o paciente.
A DTM envolve uma série de sintomas que atingem a ATM, articulação temporomandibular, responsável pela ação de abrir e fechar a boca. Este problema provoca sintomas bastante característicos, como dores de cabeça recorrentes, dificuldade para mastigar e podem provocar o bruxismo como uma condição secundária, oriunda da disfunção articular.
Existem diversas formas de tratar a disfunção temporomandibular, mas em quadros mais graves, onde há uma compressão de nervos ou o desgaste dos discos articulares que evitam o atrito ósseo durante o movimento, é necessária a intervenção cirúrgica para acabar com as crises de dor e devolver as funções articulares.
Remoção de cistos e tumores, sejam eles benignos ou malignos, precisam ser removidos para evitar que evoluam para quadros mais complexos e que podem fazer com que o paciente corra risco de morte.
Traumas faciais, sejam eles causados por acidentes automobilísticos ou quedas, podem ser tratados pela cirurgia bucomaxilofacial, uma vez que o dentista especializado neste procedimento atua na reconstrução da área afetada.
A recuperação após a cirurgia bucomaxilofacial irá depender do problema tratado através do procedimento. Na maioria dos casos, é indicado que a pessoa tenha repouso absoluto e evite esforços, tendo em vista que suturas são feitas na boca e podem se romper facilmente.
Medicamentos também são prescritos para conter possíveis incômodos e antibióticos também, a fim de prevenir contra infecções e proporcionar uma recuperação tranquila ao paciente.
Após um breve período, solicitamos o seu retorno à clínica para avaliarmos de perto a sua recuperação e também para darmos orientações adicionais com relação aos cuidados com a sua saúde bucal.
Vale destacar que é fundamental que, caso você sinta febre, sangramento ou muita dor, que nos ligue para um retorno imediato após a sua cirurgia.
Na OdontoMaster Digital, acompanhamos nossos pacientes desde o primeiro momento, auxiliando na recuperação, tirando dúvidas e orientando quanto aos cuidados após a cirurgia bucomaxilofacial.
Av. Chagas Rodrigues, 702 - Centro - Parnaíba - PI